O que é HTML?
O HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada para estruturar e apresentar conteúdo na web. É a base de todas as páginas da internet e permite a criação de documentos que podem ser interpretados pelos navegadores. Desenvolvido por Tim Berners-Lee na década de 1990, o HTML é um padrão da World Wide Web Consortium (W3C) e é constantemente atualizado para atender às necessidades da web moderna.
Estrutura básica do HTML
Um documento HTML é composto por uma estrutura básica que inclui uma declaração, um elemento , e . A declaração, representada por , informa ao navegador que o documento é escrito em HTML5. O elemento é o contêiner principal e engloba todo o conteúdo da página. O contém informações sobre o documento, como o título da página e links para folhas de estilo e scripts. Já o é onde o conteúdo visível da página é inserido.
Tags e elementos
No HTML, as marcações são feitas por meio de tags, que são elementos delimitados por . Cada tag possui uma função específica e pode conter atributos e conteúdo. Por exemplo, a tag
é usada para criar um cabeçalho de primeiro nível, enquanto a tag
é utilizada para criar parágrafos de texto. Além disso, é possível aninhar tags, ou seja, colocar uma dentro da outra para criar estruturas mais complexas.
Atributos
As tags podem conter atributos, que são informações adicionais que modificam o comportamento ou a aparência do elemento. Os atributos são definidos dentro da tag de abertura e podem ter valores específicos. Por exemplo, a tag possui o atributo src, que indica o caminho da imagem a ser exibida. Além disso, os atributos podem ser usados para adicionar estilos, definir tamanhos, cores, entre outras características.
Elementos de texto
No HTML, existem diversos elementos de texto que podem ser utilizados para formatar e estruturar o conteúdo. Além do já mencionado
para parágrafos, temos
a
para cabeçalhos de diferentes níveis, para destacar um texto em negrito, para enfatizar um texto em itálico, para criar links,
e
para listas não ordenadas e ordenadas, respectivamente, entre outros.
Imagens
As imagens são elementos importantes em uma página web e podem ser inseridas por meio da tag
. Essa tag possui o atributo src, que indica o caminho da imagem, e o atributo alt, que define um texto alternativo a ser exibido caso a imagem não possa ser carregada. Além disso, é possível definir o tamanho da imagem, adicionar uma descrição e até mesmo criar mapas de imagem para áreas clicáveis.
Links
Os links são utilizados para conectar diferentes páginas da web. Eles são criados por meio da tag e possuem o atributo href, que indica o endereço da página de destino. Além disso, é possível adicionar um texto âncora, que é o texto visível do link, e atributos como target para abrir o link em uma nova janela ou aba, e title para adicionar uma dica de ferramenta.
Tabelas
As tabelas são utilizadas para organizar dados em linhas e colunas. Elas são criadas por meio das tags
,
e
. A tag
define a tabela em si, enquanto a tag
cria uma linha e a tag
cria uma célula. Além disso, é possível mesclar células, adicionar cabeçalhos de coluna e linha, e estilizar a tabela com CSS.
Formulários
Os formulários são utilizados para coletar informações dos usuários, como nome, e-mail, senha, entre outros. Eles são criados por meio da tag e podem conter diversos elementos, como campos de texto, caixas de seleção, botões, entre outros. Além disso, é possível adicionar validações, definir a ação do formulário (para onde os dados serão enviados) e estilizar o formulário com CSS.
Estilos e CSS
O HTML permite a adição de estilos por meio do CSS (Cascading Style Sheets). O CSS é uma linguagem de estilo que define a aparência dos elementos HTML. É possível adicionar estilos inline, diretamente nas tags, ou utilizar folhas de estilo externas. Com o CSS, é possível definir cores, fontes, tamanhos, margens, entre outras propriedades, e aplicá-las a elementos individuais ou a todo o documento.
Elementos semânticos
Os elementos semânticos são uma adição mais recente ao HTML e têm como objetivo fornecer uma estrutura mais clara e significativa para o conteúdo. Eles incluem tags como
,
- e
- para listas não ordenadas e ordenadas, respectivamente, entre outros.
Imagens
As imagens são elementos importantes em uma página web e podem ser inseridas por meio da tag . Essa tag possui o atributo src, que indica o caminho da imagem, e o atributo alt, que define um texto alternativo a ser exibido caso a imagem não possa ser carregada. Além disso, é possível definir o tamanho da imagem, adicionar uma descrição e até mesmo criar mapas de imagem para áreas clicáveis.
Links
Os links são utilizados para conectar diferentes páginas da web. Eles são criados por meio da tag e possuem o atributo href, que indica o endereço da página de destino. Além disso, é possível adicionar um texto âncora, que é o texto visível do link, e atributos como target para abrir o link em uma nova janela ou aba, e title para adicionar uma dica de ferramenta.
Tabelas
As tabelas são utilizadas para organizar dados em linhas e colunas. Elas são criadas por meio das tags
. A tag
|